quinta-feira, 5 de julho de 2012

Post pré-corrida: GP da Inglaterra




O GP da Inglaterra marca o retorno do blog à coluna POST PRÉ-CORRIDA. Para quem não conhece, trata-se de um post que revive momentos de corridas passadas no país específico onde ocorrerá o próximo GP, uma pequena prévia para ir aquecendo os motores de nossa emoção. O post conta sempre três histórias distintas usando para tal UMA IMAGEM, UMA MINIATURA e UM VÍDEO de fatos alusivos ao GP. Explicações dadas, vamos ao post:

1 - A IMAGEM:


Sempre ouvimos falar na expressão gol de placa quando um tento futebolístico atinge um alto grau estético porque convencionou-se a celebrar tal feito, algumas vezes, imortalizando-o com uma placa em sua homenagem. Os ingleses resolveram prestar o mesmo tipo de homenagem à genial volta inicial de Ayrton Senna em Donington Park no ano de 1993, isto é, inventaram para a Fórmula 1 uma VOLTA DE PLACA (clique na foto para melhor visualização). Os mais eruditos no automobilismo poderiam denunciar como uma gafe minha ao apontar esta imagem como memória do GP da Inglaterra, uma vez que a corrida da pista de Donington em 1993 foi batizada de GP da Europa. Entretanto, permito-me incorrer neste pequeno "deslize" mesmo assim, afinal de contas quando é que teremos novamente um lance da Fórmula 1 eternizado em uma placa?


2 - A MINIATURA:

                                                                  

A miniatura escolhida relembra um fato histórico: a primeira vitória da Scuderia Ferrari na Fórmula 1 com o argentino José Froilán González em 1951. A miniatura representa um diorama que mostra, além do Ferrari 375 F1, as figuras do "Touro dos Pampas" (alcunha de González na Europa) e do Commendatore Enzo Ferrari. Sua base traz ainda uma simulação da pista de Silverstone (com cerca de proteção e canteirinho estilizados) e duas belas placas de metal contendo as assinaturas de González e de Frederic Stuber, artista que confeccionou o lindo diorama (clique na foto para melhor visualização de seus ricos detalhes).
A escala do diorama é 1/43 e a melhor notícia vem agora: PODE SER ADQUIRIDO, clique aqui para maiores informações: http://www.preciolandia.com/br/suber-fred-ferrari-375-f1-british-gp-195-3q7xs6-a.html

3 - O VÍDEO:


Já que no último post exaltamos a capacidade de pilotos espetaculares conseguirem superar os limites de seus carros, nada melhor para ilustrar essa rara habilidade do que dar uma olhada neste vídeo que mostra o que Ayrton Senna foi capaz de fazer com um Lotus-Renault de 1985 AVARIADO (desde o início do vídeo o negro bólido enfrentava sérios problemas elétricos) contra o melhor carro do grid, o Mclaren-Tag Porsche do piloto que se sagraria campeão do mundo em 1985, Alain Prost.


Créditos:

Foto 1: magnaen.deviantart.com
Foto 2: Paul Reynolds 
Foto 3: preciolandia.com
Vídeo: Youtube;